Os Jogos

Os Jogos

OS JOGOS  DO SOFTWARE Hércules e Jiló no Mundo da Matemática Inclusivo

Neste software partimos do princípio de que, quando estamos num contexto de aprendizagem escolar da Matemática, sobretudo no contexto da alfabetização matemática, é importante discutir o conceito de jogo e atividade lúdica. Para tanto, precisamos assumir que a mediação da aprendizagem pelo jogo é complexa e incerta quando se busca garantir a assimilação de determinados processos prescritos, principalmente porque a criança é capaz de dar uma resposta que não é a resposta esperada ou desejada pelo professor, nem tampouco pela escola.

Considera-se importante que o(a) professor(a) esteja atento(a) ao fato de que no jogo infantil, ganhar ou perder é ligado à competência de cada participante, de maneira isolada ou colaborativa, de criar ou impor situação-problema aos adversários, ou ainda, à capacidade de resolver problemas colocados por adversários durante a atividade lúdica.

Nessa perspectiva a mediação atenta do(a) professor(a) na construção da opção pelo trabalho colaborativo pela turma como forma de respeito às diferenças individuais, fortalece a compreensão de que ganhar ou perder deve ser sempre uma experiência importante para TODOS os alunos. Isso fortalece a experiência do convivo com a diversidade presente no mundo e a inclusão no sentido mais amplo.

As crianças jogando, mesmo quando em atividades solitárias, desenvolvem atividades matemáticas cuja riqueza merece ser conhecida pelos educadores. Há um processo de criação ou resolução de problemas que o lança a colocar em cena suas capacidades cognitivas, sejam conhecimentos já adquiridos, seja sua capacidade de criar e de gerenciar novas estratégias do pensamento.

Pressupondo que a produção de registros é parte importante no desenvolvimento das aprendizagens matemáticas, em especial na alfabetização, o ambiente do software educativo Hercules e jiló no mundo da matemática inclusivo, estimula, tanto nos jogos virtuais como nos jogos concretos, a produção de registros pelas crianças, ao longo das jogadas e no final delas. Estas e outras estratégias podem ser utilizadas e diversificadas e ampliadas pelo professor, sempre em função de potencializar os recursos do software para responder à diversidade de necessidades educacionais especiais / especificas dos alunos para a promoção de aprendizagens significativas de forma colaborativa e prazerosa.

JOGOS VIRTUAIS

Na proposta do software educativo “Hércules e Jiló no mundo da matemática inclusivo”, a assimilação das regras dos jogos implicam, desde o início, na assimilação de estruturas matemáticas, a partir das quais os jogos foram concebidos, desenvolvidos e propostos, justamente aquelas apontadas pelos professores junto às crianças com deficiência intelectual no contexto das aprendizagens matemáticas escolares. Para estes alunos, mais que para os demais, aprender a jogar implica numa necessária e desejável aprendizagem de vivenciar as situações matemáticas coletiva e colaborativamente.

Assim, são cinco os jogos virtuais a serem jogados no computador, individualmente ou em dupla, com orientação e mediação pedagógica, passando por níveis de dificuldades em cada jogo, dificuldades essas associadas aos conhecimentos matemáticos que cada nível requer, apresentados de forma crescente:

• Jogos Pratinhos (quantificação, contagem e registros matemáticos).
• Resta Mais (formação de agrupamento simples, noção de resto, contagens e registros).
• Monta Buquê (formação de agrupamento de grupos, contagens e registros).
• Passa Passa (contagens, agrupamentos decimais, posicionamento e registros)  
• Jogo dos Porquinhos (contagem de valor, trocas decimais e posicionamento, registros, compra, resto).
Importante
Nos jogos virtuais, estará sempre disponível o ícone para impressão de uma ficha em formato PDF com atividade de registro pelas crianças, associadas ao contexto do jogo, com diversidade de forma de registros de pontuações, para controle e memória da atividade ludo matemática, que permita a criança e ao grupo comparar evolução e resultados parciais e finais dos jogos. 


OS JOGOS CONCRETOS

Neste software parte-se do princípio de que, quando estamos num contexto de aprendizagem escolar da Matemática, sobretudo no contexto da alfabetização matemática, é importante discutir o conceito de jogo e atividade lúdica. Para tanto, é necessário assumir que a mediação da aprendizagem pelo jogo é complexa e incerta quando se busca garantir a assimilação de determinados processos prescritos, principalmente porque a criança é capaz de dar uma resposta que não é a resposta esperada ou desejada pelo professor, nem tampouco pela escola.

Considera-se importante que o(a) professor(a) esteja atento(a) ao fato de que no jogo infantil, ganhar ou perder é ligado à competência de cada participante, de maneira isolada ou colaborativa, de criar ou impor situação-problema aos adversários, ou ainda, à capacidade de resolver problemas colocados por adversários durante a atividade lúdica.

Os jogos concretos propostos no software Hércules e Jiló do mundo da matemática inclusivo, são bem conhecidos nas escolas brasileiras, tais como Dominó, Bingo, Jogo da  Memória, Boliche, bem presentes na infância, incluindo o jogo da Vendinha, que é um jogo simbólico baseado no mundo das compras e vendas do cotidiano das famílias. O diferencial do Jogo da Vendinha para com os demais jogos concretos é o fato dele mobilizar a ideia de valor, de quantia, sendo que nos demais jogos o foco dos objetos de conhecimento está na quantificação e nas suas contagens e representações. Portanto, o professor pode propor qualquer sequência de exploração destes jogos.

Recomenda-se, porém, que o professor ao selecionar o jogo da Vendinha, que explora a noção de valor, por ser uma estrutura cognitiva mais complexa, e com base nos seus objetivos de aprendizagem, analise a sua exploração pedagógica a partir das demandas dos seus alunos. Isso pode ser realizado, em condições diversas, inclusive após a devida exploração das demais atividades lúdicas.

Nessa perspectiva a mediação atenta do(a) professor(a) na construção da opção pelo trabalho colaborativo pela turma como forma de respeito às diferenças individuais, fortalece a compreensão de que ganhar ou perder deve ser sempre uma experiência importante para TODOS os alunos. Isso fortalece a experiência do convivo com a diversidade presente no mundo e a inclusão no sentido mais amplo.

A criação de problemas se desenvolve a partir da proposição lúdica, em que se utiliza a estrutura material e o mundo imaginário propostos no jogo, buscando respeitar as regras tomadas pelo grupo e colocar o adversário em situação de desafio. Cada jogador deve, no mesmo tempo em que cria problemas, tentar resolver os problemas impostos pelos adversários.

As crianças jogando, mesmo quando em atividades solitárias, desenvolvem atividades matemáticas cuja riqueza merece ser conhecida pelos educadores. Há um processo de criação ou resolução de problemas que o lança a colocar em cena suas capacidades cognitivas, sejam conhecimentos já adquiridos, seja sua capacidade de criar e de gerenciar novas estratégias do pensamento. Neste processo, a criança pode utilizar conhecimentos matemáticos adquiridos na escola ou, ainda, utilizar conceitos e procedimentos que não são tratados no contexto escolar.

Assim como nos Jogos Virtuais, propõe-se para os Jogos Concretos níveis de dificuldades pensando sobremaneira na diversidade de desenvolvimento de nossas crianças e as necessidades de cada uma delas. As dificuldades em níveis nos jogos concretos estão estruturadas e apoiadas em diferentes formas de apresentação das
quantidades numéricas. Assim, os jogos concretos propostos apresentam, em cada nível, formas distintas das quantidades a serem contadas e/ou reconhecidas para o bom êxito da jogada.

Atenção! Nos Jogos Concretos estão disponibilizadas no software todo o material preparado ,assim como as orientações para elaboração dos materiais concretos para os jogos, que devem ser baixados do software, impressos  e confeccionados, integrados outros materiais escolares  para a realização dos jogos , assim como as orientações para o professor confeccionar e dinamizar os jogos de acordo com os objetivos de aprendizagem pretendidos com a turma.
 
A recomendação é  que sempre se trabalhe com a produção e resultados de aprendizagem nos jogos. Sugere-se que o professor, junto com as crianças pensem em outras formas de registros matemáticos que poderão ser incorporados nas atividades de forma lúdica e significativas, tornando inclusive os jogos mais interessantes e mais desafiantes, para evitar que os registros a serem propostos reduzam a energia lúdica da atividade matemática realizada. Sobretudo que o registro apareça como instrumento importante de memória para julgamentos quantitativos e tomadas de decisões.

Projeto

Hércules e Jiló no Mundo da Matemática: Concepção e Desenvolvimento de um Software
de Apoio à  Educação Matemática em
uma Perspectiva Inclusiva
Projeto 6308  FAP/FUB/FE - FAPDF 13/2016

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